• Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon

Orgulhosamente criado por João Diomasio 

July 28, 2017

June 23, 2017

Please reload

Últimos Posts

O que aprendemos sobre Marketing com João Amoedo e o Partido Novo?

October 24, 2018

1/7
Please reload

Destaque

Minha fala sobre Marketing Digital no Conexão Startup

September 13, 2018

 

Falar sobre Marketing Digital para empreendedores já não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando você está cercado de um time de feras na área de tecnologia. Diria que desconforto é o sentimento que define.

 

Entretanto ser convidado para participar do Conexão Startup no Inova Prudente mostra também que meu trabalho na área de consultoria de marketing tem sido de alguma forma acompanhando pelo mercado. Participar como "painelista", foi uma experiência significativa e enriquecedora.

 

 Mas deixando de lado esse blá blá blá da introdução, que serve mais para minha autopromoção, acho justo compartilhar minha fala no evento. Basicamente foram três as perguntas direcionadas pra mim:

 

 

1- Qual a diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital?

2- Com as mudanças dos algorítimos das redes sociais, elas continuam como sendo uma boa estratégia? Compensa investir no Facebook, por exemplo?

3- Onde o Marketing digital "entra" em uma Startup?

 

 

 Vamos lá, de forma resumida vou registrar nesse post minhas respostas:

 

 1- Qual a diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital?

 

 Como todo bom "marketeiro", precisei voltar uma casa no jogo e fazer uma "pesquisa de marketing" com o público que me ouvia (mais de 200 pessoas) e entender o nível de conhecimento sobre o tema. Perguntei diretamente se as pessoas conseguiriam me explicar o que é Inbound Marketing, com base na resposta negativa, provoquei uma segunda interação perguntando se conseguiriam me pontuar o que é "Marketing" com clareza, a resposta também foi negativa (e aqui eu até acho bem natural, explicar o que é marketing não é fácil mesmo, nem pra quem já está na área), minha fala foi mais ou menos assim:

 

 Para explicar a diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital, precisamos entender de forma macro o que é Marketing. Por que Marketing não é só propaganda (lembro que quando falei para meus pais que faria marketing, eles olharam pra mim e responderam: Ah, legal, mas vai trabalhar com o que?).

 Marketing é quando você estuda um mercado e consegue identificar uma necessidade e ou desejo das pessoas e oferece em forma de produtos/serviços a solução para elas. De uma forma bem simplista só existe Marketing quando há uma troca!Dentro de uma organização o Marketing possui várias vertentes, podendo ser comparado com um guarda-chuva, que tem em suas pontas áreas como a pesquisa, o produto, a propaganda, o relacionamento, a análise. Tudo para cumprir seus propósitos de realmente se conectar e encantar o cliente.

 

 Tá ok, mas qual a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital, ou como dizem o "Outbound" e "Inbound?

 

 Se você digitar no Google Imagens "diferença entre Inbound e Outbound", você verá que no Inbound haverá um imã e no Outbound um megafone. E é isso. simples assim.

 

 

 

 

 No Outbound, ou marketing tradicional a teoria é comunicar o máximo possível "empurrando" seu produto por meio de outdoor, rádio, tv, mídia impressa, em fim, todo o tipo de mídia de massa tradicional que existe há anos. No Inbound Marketing o conceito é produzir conteúdo suficientemente relevante (e ai existe ene técnicas e ferramentas), no ambiente digital para "atrair" leads realmente qualificados para seu funil de vendas. 

 

 Beleza, mas qual é o melhor? O Marketing Tradicional ou o Marketing, digamos Digital?

 

 Na minha opinião, um não exclui o outro, e as empresas precisam dos dois, entendo seu público é possível equilibrar os investimentos. A grande vantagem do Marketing Digital, principalmente para as pequenas empresas é a capacidade de otimizar seu budget de marketing, por conta da capacidade de análise de resultados, o que é menos tangível quando falamos do marketing tradicional.

 

 2- Com as mudanças dos algorítimos das redes sociais, elas continuam sendo uma boa estratégia, compensa investir no Facebook, por exemplo?

 

Perguntinha bem complicadinha que o moderador João Cunha vez pra mim. Realmente percebe-se sempre uma migração das pessoas entre as redes sociais. Hoje, por exemplo, mais pessoas deixam o Facebook e vão para o Instagram. Porém, minha visão particular é que precisa-se estar no máximo de lugares possíveis, então se existe a condição de produzir conteúdo para Facebook, Instagram, Linkedin, Podcasts, Blogs, Pinterest, just do it! 

 

 Como falei na resposta anterior, a grande vantagem de se trabalhar no Marketing Digital é a possibilidade de medir os resultados, seja no Google Analytics, seja pela utilização de UTMS e ou códigos de rastreamento ou em ferramentas específicas (Rd Station, Hubspot, Infusionsoft, etc), então o que estiver dando certo continua, o que estiver dando errado "pivota" (palavra que aprendi com meus colegas startapeiros).

 

 Dizem que uma pessoa "comum", dá conta de administrar sempre duas redes sociais, o segredo é descobrir onde seu público se concentra e produzir mais conteúdo nesse canal.

Outro apontamento e tendência é trabalhar com os influenciadores digitais, macro e micro influenciadores. 

 

3- Onde o Marketing digital "entra" em uma Startup?

 

Essa foi fácil. Porque na verdade, uma Startup só nasce porque identifica uma demanda que não está sendo atendida, ou que poderia ser atendida de uma forma melhor. Esse é o início de tudo para uma Startup, que pra mim já começa tendo a grande missão de marketing de entregar uma solução para as pessoas, e ai quando falamos de Startup uma solução em escala.

 

Falando um pouco do Marketing Digital ou Inbound Marketing, no meu ponto de vista as ideias que vão para frente estão pautadas desde o início no conhecimento e no desenho claro das suas personas, que é mais do que saber qual é o público alvo, mas sim entender as dores, as paixões, os anseios e preocupações dos seus clientes. Assim o alinhamento dos seus produtos e serviços tem valor para eles, e se você consegue entregar isso, bingo!

 

 Foi basicamente essa minha faça sobre Marketing Digital no Conexão Startup.

Termino esse post com meus elogios ao Deyvisson Pinheiro, da Vision Play que foi quem me convidou e é um verdadeiro "gigante" e articulador de ideias e pessoas, e também ressaltar que o J. Valderio da TechnoEasy , Lucas Marcato da Startup HotMilk Empregor, Matheus e Weslley da Five foram fantásticos em suas falas e abriram muito minha mente em outros pontos, o João Cunha da Startup Lila, que foi o moderador, também foi ótimo, melhor que o Silvio Santos.

 

 O que vou guardar desse evento (pessoalmente), é:

 

 Faça! E faça o mais rápido possível, se no meio do caminho precisar "pivotar" (mudar de direção), ok. Se tiver que errar, melhor errar o mais rápido possível e transformar o erro em conhecimento para próximos projetos. 

 

Embora pivotar seja um termo para startapeiros, vou levar isso pra vida.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Seguir
Please reload

Buscar por Tags
Please reload

Arquivos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon